Carta ao Peixe/ Writing to Mr.Fish

«Deus não nos deu um espírito de cobardia, mas um espírito de poder, de amor e de bom juizo.» «For God hath not given us the spirit of fear; but of power, and of love, and of a sound mind.»

Friday 15 December 2006

O tempo que passou

(durante o almoço, a boa da reflexão...)

Querido Peixe,

Fez duas semanas que fui apresentada ao Rei e o Homem que tinha sido, um livro fininho de páginas ilustradas ao jeito infantil, de toque macio a convidar à leitura.
Dois dias antes, telefonara-me o nosso amigo Fernando Girão a dizer-me que a Editora Papiro havia publicado o livro do Hugo que pai e filho gostariam muito de que eu estivesse presente no lançamento.
E lá fui eu a caminho do Corte Inglés num dia de Novembro muito frio.
Confesso-lhe que pensei que hoje em dia todo o gato pingado toma ares de escritores e que há sempre uma editora novinha-em-folha à procura de novos autores.
E durante a viagem de metro, dei comigo a olhar para o tempo em que também eu tive uma editora novinha-em-folha-à-procura-de-novos-autores.
Foi um tempo difícil, aquele em que estive entregue ao meu sonho num esforço ingratamente herculeico de levar a bom porto as expectativas de autores, distribuidores, livreiros e leitores. E falhei, falhei tão redondamente quanto redondo é um zero – pior, milhares de euros abaixo de zero.
Lá cheguei à sala reservada para o evento e, embrulhada na écharpe e de luvas calçadas, espreitei à procura do Fernando e eis que vi, ali ao fundo, o tal livrinho tímido.
Outra confissão, durante a leitura feita pelos apresentadores vagueei num saudosismo feito num eventual regresso à editora. Quando, por fim, o Hugo falou pousei os pés na Terra e fui tomando consciência do que me rodeia, aqui-e-agora.
A timidez do livro seduziu-me e agora tem prioridade sobre O chão que ela pisa.
Saí da sala e olhei uma última vez para trás, despedi-me de antigas expectivas e sosseguei o tempo que passou. Amanhã são outros sonhos por cumprir.

Certa de que há uma realização completa dos meus sonhos*, caminho agora segura.
Sua,
S.Star

* Lucas 1:45

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

obrigado amiga.
Sou o hugo girão e desde já agradeço as suas doces palavras em relação ao meu livro. Espero que essas memórias que tem em relação ao passado a possam ajudar num futuro muito próximo.

Paz seja consigo. Se me quiser contactar directamente faça-o sem preconceitos para spiritloveyou5@yahoo.es indicando como assunto o nome do livro.

PAZ...LUZ...SEMPRE...EM NOSSOS CAMINHOS...ASSIM SEJA
HUGO GIRÃO

9/2/07 18:44  
Blogger Sandra Marques Augusto said...

Viva, Hugo!

Que bom que apareceu, espero que volte mais vezes para ler as peripécias desta estrela :))

Claro que já li o seu livro e gostei, gostei sobretudo porque o considerei tão despretencioso e inocente, aspectos que têm sido tão esquecidos...
Desconheço as suas influências, Hugo, mas enquanto lia o seu livro dei por mim a recordar Sophia de Melo Breyner e achei engraçado que, ao fim de décadas, voltasse "à floresta".

Um grande beijinho,
Sandrita

12/2/07 22:38  

Post a Comment

<< Home