Carta ao Peixe/ Writing to Mr.Fish

«Deus não nos deu um espírito de cobardia, mas um espírito de poder, de amor e de bom juizo.» «For God hath not given us the spirit of fear; but of power, and of love, and of a sound mind.»

Sunday 30 July 2006

O compromisso

(tenho consciência de que erro…)

Peixe-meu,

Para onde quer que vá e conheça eu mil pessoas, fico sempre expectante: onde estão essas pessoas que fazem o máximo para se apresentarem aprovadas e que não têm vergonha nem do emprego que conseguiram, nem das metas que ambicionam alcançar, nem dos sonhos que gostariam de ver realizados? Onde estão essas pessoas que se comportam da maneira digna quando admitem que as suas vidas são fruto das escolhas que fizeram?
Arranja-se sempre uma justificação para a mediocridade: na 2ª-feira, o motorista do autocarro parou o veículo para se assoar e, claro, chegou-se atrasado ao emprego meia-hora (na semana passada, o motorista olhou para uma boazona que ia na rua e atropelou um pombo – foi 15 minutos até vir o 112, claro, o chefe percebeu); na 3ª-feira, não se fez o relatório, porque foi impossível pensar fosse no que fosse devido à bufa mal-cheirosa do colega da contabilidade; na 4ª-feira, passou-se um sinal vermelho e chamou-se cabrão! ao condutor da frente quando ele deixou o carro ir abaixo; na 5ª-feira, sentou-se no lugar reservado e, quando entrou uma senhora muito grávida, olhou-se concentradamente pela janela da carruagem do metro; na 6ª-feira, o pedido de aumento salarial foi recusado e quando o cego pediu a esmola, pensou-se vai é trabalhar, que a mim não me dão nada!; no sábado e durante o jantar na casa da Elsa, criticou-se o dente torto do novo namorado da “fulana” enquanto se agitava “chiquérrimamente” o garfo; no domingo, discutiu-se com a mulher, porque ela não sabe preencher os documentos on-line do IRS e será necessário pedir uma ajudinha ao colega do escritório.
Ainda esta semana, o meu amigo A. M. de Castro dizia-me que em Portugal o corpo de Deus está adormecido.
O A. bem pode dizê-lo novamente e desta vez que grite: O CORPO DE DEUS ESTÁ ADORMECIDO!
Porque, quando se tem Fé sabe-se que somos filhos de Deus e que Deus é perfeito, Deus é Senhor e Rei.
E diga-me cá, peixinho-meu, o que se espera dos filhos de reis? Não é verdade que têm a melhor das educações, que aprendem e cumprem à risca as regras do protocolo? Não é verdade que vivem experiências que todos nós gostaríamos, mas apenas podemos sonhar? E não é verdade que tudo isso é ensinado, aprendido e vivido para que correspondam a todo o momento às expectativas da sociedade que exigirá deles uma governação sem mácula?
Pois, é verdade… como? Ah! Se se espera a perfeição dos filhos de reis, então o que esperará Deus?

1 Timóteo 2:15 Faze o máximo para te apresentar a Deus aprovado, obreiro que não tem nada de se envergonhar, manejando correctamente a palavra da verdade (…)
Filipenses 1:27 Somente comportai-vos da maneira digna das boas novas acerca do Cristo (…)

Renovo perante si e perante Deus o compromisso de fazer o máximo e de me comportar da maneira digna das boas novas, porque quero ser aprovado por Ele J

Sua
S.Star

0 Comments:

Post a Comment

<< Home